Programas e Projetos

PROGRAMAS

  1. Programa de Extensão: Grupo Entre Folhas Plantas Medicinais – Fernanda Maria Coutinho de Andrade

Descrição: Programa de Extensão registrado no RAEX: PRG 003/2021, promovido pelo Departamento de Educação da UFV.  Este Programa tem por objetivo divulgar o conhecimento científico e tradicional sobre as plantas medicinais e a homeopatia na agroecologia, promovendo a interculturalidade e a construção coletiva de conhecimentos mais complexos; promover a aprendizagem significativa, a interdisciplinaridade e a formação de professores por área do conhecimento; incentivar a cultura popular e o encontro de saberes em escolas do campo e da cidade; disponibilizar tecnologias sociais com plantas medicinais e a homeopatia que viabilizem a inclusão social, a autonomia e o fortalecimento da agricultura familiar, quilombola e indígena; contribuir com a interação dos pesquisadores, professores, estudantes, extensionistas da UFV, com espaço educativo não escolar, colaborando com o direcionamento das ações em ensino, pesquisa, formação de recursos humanos e extensão. Este programa divulga a agroecologia, as plantas medicinais e a homeopatia como caminho a saúde dos ambientes e a produção de alimentos saudáveis, mas também como matriz ecopedagógica para o estudo interdisciplinar e transdisciplinar de conteúdos curriculares da educação básica e superior.

Este Programa de Extensão ancora também projetos vinculados ao Acervo Biocultural do Grupo Entre Folhas que tem como foco promover o diálogo dos conhecimentos e das ciências, ampliar o debate sobre a construção de saberes na Universidade e visibilizar a sabedoria e a luta dos povos e comunidades tradicionais na conservação da sociobiodiversidade e na garantia de acesso aos seus direitos. O Acervo Biocultural divulga a Lei da Biodiversidade (nº 13.123/2015) e promove o diálogo com comunidades tradicionais e de agricultoras/es familiares e com movimentos e organizações sociais, acolhendo e apoiando suas demandas, colaborando com registros da sociobiodiversidade, em protocolos bioculturais comunitários, livros e documentários. Esses materiais são produzidos de forma participativa, com protagonismo dos grupos/comunidades. São potenciais materiais didáticos interculturais e anticoloniais, em que a história, a cultura, a relação com a biodiversidade, suas lutas e ameaças são apresentadas a partir da percepção dos grupos/comunidades.  São produzidos também vídeos educativos, de modo colaborativo, com estes grupos/comunidades e com mestras/es dos saberes populares, para serem utilizados como materiais didáticos interculturais nos espaços escolares, espaços educativos escolares e na formação de professores na universidade, promovendo a educação popular e intercultural. As professoras Fernanda Maria Coutinho de Andrade e Thais Almeida Cardoso Fernandez são coordenadoras deste programa. Participam deste Programa também as estudantes do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática Alice Cristina de Sampaio e Silva e Mariana Carvalho de Paula.

2.  Programa Residência Pedagógica – Caroline Mendes dos Passos

A professora Caroline Passos atuou como Coordenadora da Área de Matemática/PRP UFV Viçosa no período entre novemro de 2022 e abril de 2024. O Programa Residência Pedagógica é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O núcleo de Matemática atuou em três escolas públicas de Viçosa: Colégio de Aplicação da UFV – Coluni; Escola Estadual Alice Loureiro; e Escola Estadual Santa Rita de Cássia. Contou com a participação de 16 residentes, entre bolsistas e voluntários, que desenvolveram atividades nas escolas. Além destas, foram apresentados trabalhos em eventos, divulgando as ações do programa.

Site do programa na UFV: https://residenciapedagogica.ufv.br/

3. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID UFV – Marli Duffles Donato Moreira

A professora Marli Duffles Donato Moreira é Coordenadora da Área de Matemática/PIBID UFV- Viçosa desde 2017. O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

Site do programa na UFV: https://pibid.ufv.br/

PROJETOS

  1. Caminhos para a Educação Intercultural a partir do Encontro de Saberes: produção coletiva de materiais didáticos inclusivos – Coordenadora do projeto: Fernanda Maria Coutinho de Andrade

Descrição: Projeto registrado no RAEX/UFV com o número: PRJ- 157/2021. O projeto foi desenvolvido no ano de 2022 e teve como objetivo construir coletivamente materiais didáticos inclusivos que auxiliem na promoção
da educação intercultural, em diferentes espaços educativos, em diálogo com mestras e
mestres dos saberes populares envolvidas/os na disciplina Encontro de Saberes e práticas educativas, oferecida aos licenciandos da UFV e estudantes do Mestrado Profissional de Educação em Ciências e Matemática, e no Acervo Biocultural-Grupo Entre Folhas/UFV. Este projeto foi coordenado pela professora Thais Almeida Cardoso Fernandez, sendo a professora Fernanda Maria Coutinho de Andrade e as estudantes Alice Cristina de Sampaio e Silva e Mariana Carvalho de Paula, membros da equipe do projeto.

2. Grupo Entre Folhas-Plantas Medicinais: laboratório de ensino e aprendizagem interdisciplinar com Plantas Medicinais – Coordenadora do projeto: Fernanda Maria Coutinho de Andrade

Descrição: Projeto registrado no RAEX/UFV com o número: PRJ- 048/2021. O projeto foi desenvolvido no ano de 2021 e teve como objetivos: fortalecer ações de extensão na UFV;  produzir materiais didáticos pedagógicos com plantas medicinais; organizar a casa sede do Grupo Entre Folhas como espaço educativo; promover a formação em plantas medicinais; viabilizar o ensino e a aprendizagem interdisciplinar por meio das plantas medicinais aos estudantes e professores da educação básica e superior; aproximar estudantes e professores da educação básica das plantas medicinais e da Universidade e divulgar o conhecimento científico e tradicional sobre as plantas medicinais.

3. Acervo Biocultural do Grupo Entre Folhas: construção de protocolos comunitários bioculturais – Coordenadora do projeto: Fernanda Maria Coutinho de Andrade

Descrição: Projeto registrado no RAEX/UFV com o número: PRJ- 154/2023. O projeto foi iniciado em 2023 e continua em execução. Tem como objetivo divulgar protocolos bioculturais e legislações as comunidades tradicionais e apoiar a construção coletiva de protocolos comunitários, bem como de outros instrumentos de registro de saberes. Os protocolos comunitários e outros materiais produzidos de modo colaborativo com as comunidades tradicionais, como livros de registro da socioagrobiodiversidade, tem sido avaliados como materiais didáticos nas disciplinas de Encontro de Saberes e práticas educativas oferecidas nos cursos de licenciatura da UFV e no Mestrado de Educação em Ciências e Matemática. Este projeto tem em sua equipe professoras e estudantes do MPEC: Fernanda Maria Coutinho de Andrade e Thais Almeida Cardoso Fernandez,  Alice Cristina de Sampaio e Silva e Mariana Carvalho de Paula.

4. Educação Popular: processos formativos dialógicos e diversidades no Acervo Biocultural do Grupo Entre Folhas-Plantas Medicinais e na Escola Nacional de Energia Popular – Coordenadora do projeto: Fernanda Maria Coutinho de Andrade

Descrição: Projeto registrado no RAEX/UFV com o número: PRJ 035/2022. Iniciou em 2022 e continua sendo executado. Tem como objetivo geral partilhar o conhecimento tradicional em diálogo com o conhecimento científico, que possa auxiliar na estruturação de processos formativos no Acervo Biocultural do Grupo Entre Folhas-Plantas Medicinais e na Escola Nacional de Energia Popular, com foco na educação popular e intercultural. Como objetivos específicos destacam-se: elaborar roteiro pedagógico e conduzir visitas guiadas no Grupo Entre Folhas-Plantas Medicinais com foco na educação do campo e intercultural; apoiar a consolidação, as ações formativas e a pesquisa intercultural do Acervo Biocultural do Grupo Entre Folhas; divulgar as tecnologias sociais como ferramentas educativas populares, que contribuem com a qualidade de vida e ambiental, com inclusão social; promover o encontro de saberes e o diálogo dos conhecimentos populares, tradicionais e científicos sobre plantas medicinais, saúde, homeopatia, agroecologia e tecnologias sociais e ensino de Ciências da Natureza e contribuir com a produção do conhecimento e a construção da Universidade Popular. Este projeto é coordenado pela professora Fernanda Maria Coutinho de Andrade e tendo na equipe a professora Thais Almeida Cardoso e a estudante deste Mestrado Alice Cristina de Sampaio e o egresso deste programa, José Gabriel Barbosa Lopes.

5. Saberes e sabores do açaí Juçara: fortalecendo a Educação do Campo, a Agroecologia e a Agricultura Familiar na EFA-PURIS – Coordenadora do projeto: Fernanda Maria Coutinho de Andrade

Descrição: Projeto registrado no RAEX/UFV, 049/2021 teve como objetivo geral promover processos educativos a partir da palmeira Juçara (Euterpe edulis) visando a aprendizagem significativa, a conservação da espécie e o desenvolvimento socioambiental com sustentabilidade. Foram ministradas aulas de Ciências da Natureza e Agroecologia para os estudantes da EFA-PURIS, comunidade de São Joaquim, em Araponga/MG, utilizando a Juçara como tema transversal. Foi ministrado o curso de extensão para a capacitação de agentes multiplicadores dos saberes e sabores da palmeira Juçara e da Agroecologia na comunidade São Joaquim. A professora Fernanda Maria Coutinho de Andrade coordenou este projeto no ano de 2021.

6. Ancestralidade e ervas medicinais: saberes da Comunidade Quilombola do Córrego do Meio em diálogo com a escola – Coordenadora do projeto: Fernanda Maria Coutinho de Andrade

Descrição: Projeto, desenvolvido em 2021, registrado no RAEX/UFV com o número PRJ 089/2021. O projeto teve como objetivo registrar informações sobre plantas medicinais e alimentícias presentes nos quintais quilombolas da comunidade de Airões, município de Paula Cândido/MG; divulgar a cultura popular ancestral sobre plantas medicinais e alimentícias e promover a cultura popular em alimentação e saúde em escola quilombola. Foi gravado um vídeo documentário com as mestras do saber popular moradoras desta comunidade. Acompanha este vídeo uma Ficha com orientações sobre seu uso pedagógico. O vídeo e a ficha foram divulgados na escola quilombola da comunidade, sendo bem aceito e incorporado às aulas de alguns professores. O vídeo está disponível no canal do Youtube do Acervo Biocultural do Grupo Entre Folhas-Plantas Medicinais. A professora Fernanda Maria Coutinho de Andrade foi coordenadora deste projeto. 

7. Tecnologias sociais como instrumentos formativos e de fortalecimento do Polo Agroecológico da Zona da Mata Mineira – Coordenadora do projeto: Fernanda Maria Coutinho de Andrade

Descrição: Projeto registrado no RAEX/UFV: PRJ 054.2021. Teve como objetivo geral contribuir com processos formativos e com a divulgação das Tecnologias Sociais na Escola Nacional de Energia Popular (ENEP). E como objetivos específicos: registrar e divulgar processos educativos em TS da ENEP; contribuir com a manutenção das TS implementadas na escola; levantar demandas sobre novas TS a serem implementadas; apoiar e/ou promover espaços formativos a partir das TS; compor a ENEP e fortalecer sua proposta de Universidade Popular; participar ativamente nas reuniões e ações do Núcleo de Educação do Campo e Agroecologia (ECOA). A professora Fernanda Maria Coutinho de Andrade coordenou este projeto no ano de 2021.

8. Educação do campo e agroecologia: processos educativos com escolas do campo visando a soberania e segurança alimentar – Coordenadora do projeto: Fernanda Maria Coutinho de Andrade

Descrição: Projeto registrado no RAEX/UFV, com o número: PRJ 091/2021. O projeto foi desenvolvido nos anos de 2021 e 2022 e teve como objetivo geral promover ações educativas junto a escolas e comunidades escolares visando desenvolver uma alimentação escolar agroecológica com produtos locais. Como objetivos específicos destacam-se: promover a formação continuada de professores/as visando divulgar a agroecologia como proposta pedagógica às escolas do campo; produzir materiais e instrumentos didático-pedagógicos contextualizados aos processos de produção de alimentos nos quintais e com a alimentação saudável; promover a divulgação e desenvolvimento de práticas agroecológicas nos quintais produtivos envolvendo famílias de estudantes e agricultores/as familiares, visando a produção de alimentos saudáveis; registrar e dar visibilidade aos alimentos produzidos localmente nos quintais visando a inserção destes alimentos no cardápio da alimentação escolar, contribuindo com a comercialização dos produtos da agricultura familiar, e com a compra institucional por parte das escolas públicas de forma a minimizar os impactos da COVID19; promover a popularização da ciência e a ampliação da divulgação da proposta agroecológica a partir da produção de artigos científicos e materiais de divulgação para famílias agricultoras, professores/as e estudantes das escolas do campo. Este projeto interinstitucional foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Outro Preto e teve a professora Fernanda Maria Coutinho de Andrade como coordenadora. Como produtos foram gerados 1 livro e 5 cartilhas sobre Agroecologia como matriz formativa na Educação do Campo.

9. Promovendo a educação intercultural através do encontro de saberes: produção coletiva de materiais didáticos audiovisuais – Coordenadora do projeto: Fernanda Maria Coutinho de Andrade

Descrição: Projeto registrado no RAEX/UFV: PRJ 016/2022. Teve como objetivo construir materiais didáticos que auxiliem na promoção da educação intercultural em diferentes espaços educativos em diálogo com mestras e mestres dos saberes populares. Forma produzidos vídeos e roteiros educativos para Educação Popular e Intercultural que são disponibilizados no canal do Youtube do Acervo Biocultural do Grupo Entre Folhas. Este projeto foi coordenado pela professora Thais Almeida Cardoso Fernandez, tendo na equipe a professora Fernanda Maria Coutinho de Andrade e as estudantes Alice Cristina de Sampaio e Silva e Mariana Carvalho de Paula.

10. Educação Popular e Saúde: ensino e partilha de conhecimentos em Homeopatia, Plantas Medicinais e Agroecologia – Coordenadora do projeto: Fernanda Maria Coutinho de Andrade

Descrição: Projeto registrado no RAEX/UFV com o número: PRJ: 167/2023. Tem como objetivo geral promover a partilha de conhecimentos sobre Homeopatia, Plantas Medicinais e Agroecologia visando divulgar práticas saudáveis de produção, a transição agroecológica, a qualidade de vida e ambiental, o desenvolvimento sustentável e a saúde. E como objetivos específicos: divulgar o conhecimento científico e tradicional sobre as plantas medicinais, a homeopatia e a agroecologia com vistas à transição agroecológica, a produção e consumo de alimentos saudáveis, a educação popular em saúde, o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida e ambiental; disponibilizar tecnologias sociais que viabilizem a inclusão social, a autonomia e o fortalecimento da agricultura familiar, quilombola e indígena; promover a interação dos pesquisadores, professores, estudantes, extensionistas da UFV, com os espaços educativos escolares e não escolares, colaborando com o direcionamento das ações em ensino, pesquisa, formação de recursos humanos e extensão. A professora Fernanda Maria Coutinho de Andrade é coordenadora deste projeto que tem em sua equipe as estudantes do MPECM Alice Cristina de Sampaio e Silva e Mariana Carvalho de Paula.

11. Educação Popular: formação em Homeopatia na Agroecologia e geração de tecnologias sociais das famílias agrícolas e ambientes – Coordenadora do projeto: Fernanda Maria Coutinho de Andrade

Descrição: Projeto registrado no RAEX/UFV com o número PRJ 016/2024. Tem como foco a formação de instrutores que atuam na formação de agricultores familiares em Homeopatia na Agroecologia. A professora Fernanda Maria Coutinho de Andrade coordena este projeto que envolve instrutores do curso de extensão da UFV. A estudante Mariana Carvalho de Paula contribui voluntariamente neste projeto.

12. Trilheiros do Sauá: uma proposta de formação e atuação coletiva em educação ambiental na Mata da Biologia (PRJ-137/2014). Coordenadora do projeto: Gínia Cezar Bontempo

Descrição: O projeto Trilheiros do Sauá existe desde 2013 e acontece principalmente na Mata da Biologia recebendo visitantes de escolas e outras organizações sociais, oferecendo trilhas guiadas, com ênfase na educação ambiental. Ele também acontece nas escolas de Viçosa e feiras de ciências, por meio de oficinas e minicursos que problematizam e trabalham a educação ambiental de forma transversal. Neste contexto, os graduandos realizam, em parceria com os professores das escolas de Educação Básica de Viçosa e região, trilhas interpretativas e projetos interdisciplinares, promovendo interesse e comprometimento com o tema transversal Meio Ambiente e a promoção da educação ambiental nas escolas e fora delas. 

13. BioLab: construção coletiva e participativa de saberes – cidade e pluriversidade (PRJ-153/2022). Coordenadora do projeto: Gínia Cezar Bontempo

Descrição: O projeto BioLab existe desde 2018 e articula o Setor de Educação em Ciências e Biologia às escolas de Educação Básica de Viçosa e região. Por meio do projeto são viabilizadas visitas guiadas aos laboratórios de ensino e o empréstimo de materiais como modelos e jogos didáticos, coleções de organismos fixados, entre outros. O BioLab oferece suporte às disciplinas de estágio supervisionado e metodologia do ensino de ciências e biologia, além de programas como PET, Residência Pedagógica, PIBID e outros projetos de pesquisa e extensão. No BioLab, o graduando tem a oportunidade de desenvolver sua identidade docente, por meio das trocas de experiências com os professores, da socialização com o ambiente escolar e da aproximação com a realidade da comunidade escolar. No projeto, o estudante organiza e realiza aulas práticas de ciências e biologia para estudantes da Educação Básica, conforme as necessidades e objetivos das escolas solicitantes e desenvolve materiais didáticos como jogos, modelos didáticos, coleções biológicas vivas e fixadas, que contribuem para a formação dos estudantes das escolas dos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, Técnico e EJA. 

14. Para todo mundo ver: intervenções socioeducativas na aprendizagem ativa e crítica (PRJ-245/2023). Coordenadora do projeto: Gínia Cezar Bontempo

Descrição: A exposição permanente Para Todo Mundo Ver está em consonância com a Política de Extensão da UFV e com o Plano Nacional de Cultura (PNC) e, foi aprovada no Edital da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (EDITAL Nº 06/2023). Seu principal objetivo foi maximizar as atividades artísticas e culturais no âmbito do Prédio das Licenciaturas, transformando o edifício em espaço de troca e aprendizagem, permitindo aos seus usuários compartilhar vivências e conhecimento entre a comunidade universitária e viçosense e vice-versa. Isso foi feito por meio da criação de intervenções culturais socioeducativas nas áreas comuns do Prédio das Licenciaturas de forma a transformá-las em um ambiente de aprendizagem ativa e crítica. O processo de criação e desenvolvimento das intervenções aconteceram de forma participativa, uma vez que as ações culturais têm a perspectiva de troca de saberes e vivências. Participaram do processo técnicos, discentes e docentes dos cursos de Licenciatura da Biologia, Física, Matemática e Química, que frequentam o Edifício das Licenciaturas, o que gerou um viés interdisciplinar, interprofissional e interinstitucional. Foram criadas as seguintes intervenções: réplica reduzida da gameleira, reprodução do sistema solar e construção de quatro painéis interativos relacionados aos conteúdos de física (Mulheres na Ciência), química, (Isso são moléculas?), matemática (Geometria em Movimento) e biologia (Ubuntu – Eu sou porque você é). A Gameleira é uma escultura, construída em papel machê. Essa intervenção procura estabelecer uma relação direta com o público do Prédio das Licenciaturas (PLI), buscando suscitar reflexões e significados a cerca desse lugar. As folhas da árvore são um convite à escrita e à participação do público. Acompanha a obra um vídeo que expõe a gameleira além da perspectiva biológica, resgatando seus significados culturais e espirituais. O sistema solar está representado em duas escalas, sendo uma de tamanho e outra de distância, ambas em relação ao sol. Para atender às escalas, a obra está distribuída por todos os andares do prédio. E por ser tridimensional, torna-se uma experiência visual concreta, favorecendo a compreensão do universo e da Terra. As réplicas dos planetas são acompanhadas por placas informativas, nas quais é possível acessar materiais complementares por meio de QR Code. A instalação procura despertar o interesse pela astronomia, combinando entretenimento e ciências, de forma inovadora e envolvente. Além das intervenções artísticas, foi produzido um vasto material de divulgação científica, relacionado aos conteúdos abordados na exposição. Como resultados, destacamos a formação transdisciplinar pela articulação da arte e cultura, promovendo a visibilidade de diferentes grupos culturais, bem como a transformação do edifício, originalmente de paredes brancas e vazias, em um espaço de ciência acolhedor, favorecendo a troca e aprendizagem de vivências e conhecimentos entre a comunidade universitária e viçosense. 

15. Projeto Matemática para todos – Coordenadora do projeto: Caroline Mendes dos Passos

Descrição: Projeto de extensão registrado no Raex sob o número PRJ-012/2024, coordenado por mim, promovido pelo Departamento de Matemática da UFV com o objetivo de implementar ações que visem à implementação das Leis 10.639 e 11.645 para promover educação científica no âmbito da cultura afrobrasileira, africana e indígena; desenvolver ações de divulgação e popularização da ciência. Realizou-se em março de 2024 a 1a Feira Matemática para todos com ampla participação das escolas da região de Viçosa e vizinhança. As professoras Caroline Mendes dos Passos e Marli Moreira do MPECM coordenaram o evento que tem previsão de realização anual.

Site do evento: http://www.dma.ufv.br/diamatematica/index.php?page=Feiramat

16. CINEMAT: a Matemática pelas lentes do Cinema – Coordenadora do projeto: Marli Duffles Donato Moreira

Descrição: Projeto de extensão registrado no Raex sob o número PRJ-179/2024 promovido pelo Departamento de Matemática da UFV, coordenado pela professora Marli Duffles Donato Moreira, com o objetivo de desenvolver, implementar e problematizar a relação Matemática e Cultura a partir das concepções/conceitos/histórias reveladas pelas lentes do Cinema tendo como base filmes selecionados; utilizar o cinema como mediador no processo de enculturação matemática dos participantes; desenvolver e implementar um programa matemático de cinema para as comunidades universitária e viçosense com vistas a revelar a Matemática e suas concepções epistemológicas; exibição mensal dos filmes selecionados. Desde 2018, são realizadas sessões do CINEMAT na UFV com participação de alunos, professores e comunidade viçosense.

17. Ludicidade no Ensino da Matemática – Coordenadora do projeto: Marli Duffles Donato Moreira

Descrição: Projeto de extensão registrado no Raex sob o número PRJ-006/2018 promovido pelo Departamento de Matemática da UFV, coordenado pela professora Marli Duffles Donato Moreira, com o objetivo de estimular os professores da escola básica a trabalharem com materiais lúdicos, pois estes auxiliam o aluno a adquirir estratégias de resolução de problemas e de planejamento, a desenvolver sua capacidade de fazer estimativas e cálculos mentais, além de estimular sua concentração, raciocínio e criatividade. Promove troca de ideias nas atividades em grupo, contribuindo para compreensão de regras. Há mais de uma década o projeto Ludicidade promove oficinas com os professores das escolas públicas de Viçosa e da região. E participa de eventos de extensão como o DIA DO BRINCAR, MOSTRA UNIVERSITÁRIA, SEMANA DO FAZENDEIRO, etc.


Endereço

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Prédio das Licenciaturas, Sala 402
Av. P. H. Rolfs, s/n, Campus Universitário, Viçosa-MG. CEP: 36570-900
Telefone (31) 3612-2847
Secretária: Sandra de Oliveira Pereira

 

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Rodovia LMG 818, km 06, Campus Universitário, Florestal-MG. CEP: 35690-000
Telefone (31) 3602-1173
Secretário: João Marcos Viana
 
E-mail: mpecm@ufv.br
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