Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática tem primeiras dissertações defendidas
Reportagem divulgada em 22/12/2021, no site da UFV – Notícias
https://www2.dti.ufv.br/noticias/scripts/exibeNoticiaMulti.php?codNot=36367
As duas primeiras disssertações do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática abordaram assuntos referentes ao cenário de ensino remoto. Intituladas Experiências didáticas em aulas de Química no Período Remoto: Diálogos entre Saberes na Escola do Campo e Ensino de Matemática mediado pelas tecnologias digitais: uma experiência no 8º ano do ensino fundamental com o Teorema de Tales, elas foram defendidas nos dias 13 e 20 de dezembro, respectivamente.
O trabalho sobre experiências didáticas em aulas de química é de autoria de Josiane Aparecida Fialho, com orientação da professora Tatiana Barrella, do Departamento de Educação (DPE) e coorientação dos docentes Fernanda Maria Coutinho de Andrade (DPE) e Vinícius Catão de Assis Souza, do Departamento de Química. Já o trabalho sobre ensino de matemática mediado pelas tecnologias digitais tem como autora Mônica Aparecida Nogueira, sob orientação da professora Marli Moreira, do Departamento de Matemática (DMA).
Além da dissertação, o Programa de Mestrado Profissional exige a preparação e apresentação de um produto educacional relacionado à pesquisa de mestrado. No caso de Josiane, o produto tem o formato de livreto e busca auxiliar os professores da educação básica que desejem trabalhar com diálogo de saberes e a pesquisa em sala de aula. Mônica, por sua vez, produziu um caderno de orientações para professores de matemática interessados em utilizar as tecnologias digitais na escola por meio de um WebQuest.
Sobre o Programa
O Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática, Programa intercampi e interdepartamental, envolve quatro departamentos da UFV-Viçosa e três institutos de ciências da UFV-Florestal. A primeira turma iniciou suas atividades de forma presencial em março de 2020 e logo em seguida adaptou-se ao ambiente virtual, por meio do uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação.
As primeiras dissertações produzidas são reflexo da pandemia e fruto do trabalho de professoras da educação básica que ingressaram no curso para se aperfeiçoar. De acordo com a coordenação, isso reforça o compromisso do programa e da UFV “com a formação continuada de professores-pesquisadores que ressignifiquem o processo de ensino e aprendizagem a partir do diálogo de culturas e saberes, visando à melhoria da educação em Ciências e Matemática na Educação Básica”.
Vale lembrar que estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2022, com 14 vagas distribuídas entre os campi Viçosa (10) e Florestal (4). As inscrições podem ser feitas até 24 de janeiro, via internet.