Docentes Orientadores
CAMPUS VIÇOSA
Permanentes:
Aparecida de Fátima Andrade da Silva (E-mail: aparecida.silva@ufv.br) – Formação de professores de Ciências e Química; Ensino de Ciências por Investigação; Alfabetização Científica; Desenvolvimento da Argumentação.
Caroline Mendes dos Passos (E-mail: caroline.passos@ufv.br) – Educação Matemática; Etnomatemática; Educação Matemática Crítica; Perspectiva Sociológica proposta por Pierre Bourdieu; Formação de Professores que ensinam Matemática.
Cristiane Aparecida Baquim (E-mail: cristiane.baquim@ufv.br) – Políticas Educacionais; Formação de Professores; Direito à Educação; Legislação Educacional; Gestão da Educação.
Emerson Nunes da Costa Gonçalves (E-mail: emerson.n.goncalves@ufv.br) – Formação inicial e continuada de professores das escolas urbanas e campesinas; Alfabetização Científica no contexto da Educação CTSA; Representações Sociais; Educação Ambiental.
Fernanda Maria Coutinho de Andrade (E-mail: fernandaandrade@ufv.br) – Etnociências; Agroecologia e Educação; Educação Popular e Ciências da Natureza; Aprendizagem dos povos do campo; Saberes populares e Ensino de Ciências; Educação Intercultural; Tecnologias Sociais e aprendizagem significativa em Ciências da Natureza.
Gínia Cezar Bontempo (E-mail: ginia@ufv.br) – Formação de professores de Ciências e Biologia; Espaços não formais; Educação Ambiental; Divulgação científica; Afetividade e cognição.
Marli Duffles Donato Moreira (E-mail: marliddmoreira@ufv.br) – Ensino e Aprendizagem de Matemática; Enculturação matemática; História da Matemática; Afetividade e Cognição; Tecnologias digitais.
Rafael Gustavo Rigolon (E-mail: rafael.rigolon@ufv.br) – Metodologias de Ensino de Ciências e de Biologia; História da Biologia; Ensino de Taxonomia.
Regina Simplício Carvalho (E-mail: resicar@ufv.br) – Atividades investigativas no ensino de ciências; Formação de professores de Ciências; Linguagem e formação de conceitos em ciências; Neurociências na educação.
Tatiana Pires Barrella (E-mail: tatiana.barrella@ufv.br) – Metodologias para o Ensino de Ciências e Agroecologia; Educação profissional; Educação do Campo; Tecnologias Sociais e aprendizagem significativa em Ciências da Natureza; Saberes populares e Ensino de Ciências.
Thais Almeida Cardoso Fernandez (E-mail: thais.fernandez@ufv.br) – Ensino de Ciências socialmente referenciado; Saberes populares e Educação em Ciências; Educação intercultural; Diversidade e Educação em Ciências; Educação de Surdos(as).
Vinícius Catão de Assis Souza (E-mail: vcasouza@ufv.br) – Formação de professores de Ciências; História e Epistemologia da Ciência; Inclusão e Ensino de Ciências; Educação de surdos e Ensino de Ciências; Espaços não formais de educação científica; Divulgação e alfabetização científica; Saberes populares e Ensino de Ciências; Afetividade e Ensino de Ciências.
Colaboradores:
Sandra de Oliveira Franco Patrocínio (E-mail: sandra.patrocinio@ufop.edu.br) – Interesse em pesquisas na área de Ensino de Química. Dedica-se à pesquisa em Educação inclusiva a deficientes visuais e surdos.
.
CAMPUS FLORESTAL
Permanentes:
Douglas Henrique de Mendonça (E-mail: douglasmendonca@ufv.br) – Linguagem e cognição na sala de aula; Modelo e modelagem em ensino de ciências; Métodos e técnicas de ensino e aprendizagem; Formação de conceitos científicos; Mediação pedagógica; Dinâmicas discursivas na sala de aula de Ciências; Questões sociocientíficas e abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS) no Ensino de Física e de Ciências; Perguntas de professores e de estudantes no contexto de sala de aula; Atividade em grupo e instrução por pares (Peer Instruction); Desenvolvimento e avaliação de sequências de ensino informada pela pesquisa.
Lúcia Helena dos Santos Lobato (E-mail: lucia.lobato@ufv.br) – Formação de professores que ensinam Matemática; Formação Inicial e Desenvolvimento Profissional (em ensino de Matemática); História da Matemática escolar no Brasil e sua articulação com a formação de professores; Desenvolvimento Curricular de Matemática.
Patrícia Claudia da Costa (E-mail: patricia.claudia@ufv.br) – Trajetórias formativas e profissionais de professores; Trajetórias formativas de estudantes e egressos; Relações entre as experiências escolares e os capitais cultural, econômico e/ou social; Articulação entre saberes populares e conhecimentos científicos; Perspectivas filosóficas e sociológicas da formação de professores.
Poliana Flávia Maia (E-mail: poliana.maia@ufv.br) – Formação de professores de Ciências (química, física e biologia); Modelos e modelagem no ensino de Ciências; Natureza da Ciência no ensino.
Thiago Mendonça (E-mail: t.mendonca@ufv.br) – Formação de professores de Ciências (ciências, física, química e Biologia); Abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e Questões Sociocientíficas (QSC); Práticas em Educação Ambiental e Educação Sexual.
Ex-Orientadores:
Carla Christina Imenes de Morais
.
Ex-Colaboradores:
Ellen Michelle Barbosa de Moura