ENA 811: Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências e Matemática (4 créditos)
Ementa
Estudo sobre os fundamentos teóricos e metodológicos da interdisciplinaridade
Interdisciplinaridade em ciências, tecnologia e tecnologias sociais
Planejamento interdisciplinar
Práticas interdisciplinares no Ensino de Ciências e Matemática
Avaliação de ensino e aprendizagem na prática interdisciplinar
Perspectivas e desafios da interdisciplinaridade no ensino de ciências e matemática
Construção de projetos educativos interdisciplinares
.
Conteúdo
1. Estudo sobre os fundamentos teóricos e metodológicos da
interdisciplinaridade
– Visão fragmentada versus sistêmica e interdisciplinaridade
– Antecedentes históricos e concepções
2. Interdisciplinaridade em ciências, tecnologia e tecnologias sociais
– Ciência, técnica, tecnologia e tecnologias sociais
– Ecologia de saberes: integração conhecimento popular e acadêmico
– Educação libertadora e temas geradores
– Aprendizagem significativa
– Interdisciplinaridade e formação por área de conhecimento
3. Planejamento interdisciplinar
– Objetivos do ensino e aprendizagem em contexto interdisciplinar
– Didática e interdisciplinaridade
– Planejamento coletivo e suas dimensões teórico-prático
4. Práticas interdisciplinares no Ensino de Ciências e Matemática
– Metodologias ativas e interdisciplinaridade
– Educação ambiental e agroecologia como espaço de diálogo disciplinar e perspectiva da complexidade: Projetos de estudo; Temas geradores e transversais
5. Avaliação de ensino e aprendizagem na prática interdisciplinar
– Tipos de avaliação
– Instrumentos e critérios de avaliação
6. Construção de projetos educativos interdisciplinares
– Construção de projetos educativos interdisciplinares
– Socialização, discussão e avaliação de projetos educativos interdisciplinares
7. Perspectivas e desafios da interdisciplinaridade no ensino de ciências e matemática
– Perspectivas e desafios da interdisciplinaridade no ensino de ciências e matemática
– Características da atual política curricular brasileira