EDF 807: Perspectivas Sociológicas da Escola e do Currículo (4 créditos)

Ementa

Marcos da Sociologia da Educação. A escola e o currículo na perspectiva da Sociologia. A
teoria de Bourdieu aplicada a estudos sobre educação. Teorias críticas e pós-críticas do
currículo.

.

Conteúdo

Marcos da Sociologia da Educação
– Positivismo;
– Funcionalismo;
– Teoria crítica;
– Outras.

A escola e o currículo na perspectiva da Sociologia
– O conceito de escola e suas implicações sociais;
– Noções de currículo na perspectiva sociológica.

A teoria de Bourdieu aplicada a estudos sobre educação
– Noções de habitus, campo e os diferentes tipos de capitais;
– Relações entre escola, currículo e reprodução social;
– Autonomia da escola e sua relação com os demais subcampos do campo
educacional;
– Críticas e limitações das teorias da reprodução social e cultural.

Teorias críticas e pós-críticas do currículo.


Endereço

Campus Viçosa
Prédio das Licenciaturas, Sala 402
Av. P. H. Rolfs, s/n, Campus Universitário, Viçosa-MG. CEP: 36570-900
Telefone (31) 3612-2847
Secretária: Sandra de Oliveira Pereira

 

Campus Florestal
Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, 1º andar do Prédio Principal
Rodovia LMG 818, km 06, Campus Universitário, Florestal-MG. CEP: 35690-000
Telefone (31) 3602-1173
Secretário: João Marcos Viana
 
E-mail: mpecm@ufv.br
Instagram: mpecm.ufv

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados