CBF 816: Ensino, aprendizagem e formação de professores de ciências e matemática (4 créditos)
Ementa
O campo e o contexto da pesquisa em formação de professores
Formação inicial e continuada/permanente
Identidade docente
Saberes docentes e a pesquisa em formação de professores
A produção científica sobre formação de professores
.
Conteúdo
1. O campo e o contexto da pesquisa em formação de professores
– A interlocução com o Ensino de Ciências e a Educação Matemática;
– Modelos de formação: professor técnico, reflexivo e transformador crítico;
– A formação do professor-pesquisador; 12h 0h 12h
2. Formação inicial e continuada/permanente
– Políticas públicas de formação docente: as Diretrizes Nacionais para a
Formação de Professores;
– Iniciação à docência e estágio supervisionado; 8h 0h 8h
3. Identidade docente 12h 0h 12h
4. Saberes docentes e a pesquisa em formação de professores
– Conhecimentos para a docência na Educação Básica.
– Discussão de concepções teóricas e pesquisas em ensino de Ciências e Matemática que podem fundamentar transformações na prática dos professores.
5. A produção científica sobre formação de professores
– Perspectiva qualitativa;
– Modalidades de pesquisa: exploratória, descritiva, explicativa, pesquisa- ação, bibliográfica, documental, estudo de campo, levantamento, autobiográfico e estudo de caso;
– Professor como objeto e professor como parceiro de pesquisa;
– Análise de pesquisas sobre formação de professores na área de Ciências e Matemática.