Dissertações
2024
Camila Lopes Almeida – Educação sexual no livro didático: perspectivas, propostas e possibilidades
Lívia Karolline Antunes da Silva – Percepções sobre o meio ambiente e concepções de educação ambiental em uma escola pública de ensino fundamental
Lyvia Lopes Miranda de Oliveira – Desafios e possibilidades do uso das tecnologias digitais no ensino de Biologia na perspectiva de professores
Lorena Melgaço Ornelas Safar – Análise da elaboração de jogos para aprendizagem nas aulas de ciências
Paulo Henrique Mariani Cangussú – Mudanças no curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal de Viçosa, Campus Viçosa: fatores de interferência na opção dos egressos pela carreira docente na educação básica
Thamires Souza Martins – Educação ambiental: cidadania e o manejo humanitário de animais domésticos
.
2023
Alex Moreira – Práticas Docentes com Tecnologias Digitais no ensino remoto de Matemática
Daiana Cristina Lemos – Formação inicial e desenvolvimento profissional: o que dizem os egressos do curso de licenciatura em matemática da UFV – Campus Florestal
Fernanda Juliana da Silva – O ensino de Biologia para jovens e adultos: buscando compreender anseios de estudantes do terceiro ano do ensino médio
Gabriel Lima Pizano – Análise e compilação de terminologias em libras para expressarem conceitos de ciências da natureza
José Gabriel Barbosa Lopes – Escola Nacional de Energia Popular (ENEP): gestação do Programa de Formação da Universidade Popular
Luis Rafael Barbosa – Práticas de avaliação formativa no contexto do programa residência pedagógica
Lucas Coelho da Silva – História da matemática como recurso didático: oficinas pedagógicas a partir do Liber Abaci
Mayra Cristina da Silva Costa – A construção político-social para a cidadania em um museu de ciências de Belo Horizonte
Patrícia Lúcio dos Santos Borges – Geometria e arte: desenvolvimento do pensamento geométrico e da criatividade, uma convergência possível
Selma Maria dos Anjos – Conhecendo Pitágoras: oficinas de formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de geometria
Natália Cristina Cal Andrade – A educação financeira como estratégia múltipla para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Vinícius Barros Rodrigues – Programação e ciências: uma abordagem interdisciplinar para ensino e aprendizagem na educação básica
Waldemar Victor Martins Silva – Ações de professoras de química para a manifestação de conhecimentos de natureza da ciência dos estudantes: uma análise em um contexto de ensino fundamentado em modelagem
.
2022
Ana Carolina Pereira de Castro Ribeiro Bastos – Expressões da interculturalidade nos Cadernos da Caravana dos Saberes Populares
Eliriane Carolina da Silva – Análise do PCK de professores no planejamento de atividades de ensino com foco em natureza da ciência
Emilia Dias Quintão Maia – Desafios na educação quilombola: os saberes populares aplicados ao ensino de ciências
Jaciane Lobo Bambirra – Conhecimento e aplicação de diferentes estratégias de ensino de participantes do Pibid de Ciências e Biologia de uma universidade federal mineira durante a pandemia de covid-19
Mozart Morato Campos – Atividades práticas e inversão da sala de aula como ferramentas para a aprendizagem do conceito de resistores elétricos por estudantes da terceira série do Ensino Médio
Raquel Alves Bozzi – Análise das percepções de licenciandos em Biologia, Física e Química da UFV sobre a Educação em Ciências voltada a estudantes surdos
Thais Soares de Abreu – O livro didático como recurso educacional para a produção de atividades investigativas de ciências: problematizando o efeito estufa
Wilson Fernando Pereira da Silva – A sequência didática “quem sou”, “onde estou” e “como estou” (os cinco sentidos) no projeto de extensão BioLibras/UFV a partir do olhar da pedagogia surda
.
2021
Josiane Aparecida Rodrigues Fialho – Experiências didáticas em aulas de química no período remoto: diálogos entre saberes na escola do campo
Mônica Aparecida Nogueira – Ensino de matemática mediado pelas tecnologias digitais: uma experiência no 8º ano do ensino fundamental com o Teorema de Tales