Prédio das Licenciaturas lança exposição permanente com intervenções multidisciplinares
Reportagem divulgada em 08/11/2024, no site da UFV – Notícias https://www2.dti.ufv.br/noticias/scripts/exibeNoticiaMulti.php?codNot=43175
As paredes e andares do Prédio das Licenciaturas (PLI) agora contam com intervenções artísticas que apresentam a ciência por meio da arte, de maneira multidisciplinar, estimulando a aprendizagem ativa e crítica. A exposição permanente, intitulada Para Todo Mundo Ver, foi criada de forma integrada por estudantes, técnicos e professores dos cursos de Licenciatura de Biologia, Física, Matemática e Química, e lançada nesta quinta-feira (7).
A coordenadora da proposta e professora do Departamento de Biologia Geral, Gínia Cezar Bontempo, destacou a alegria de participar de uma exposição que é fruto de tantas mãos, com mais de 40 colaboradores. Ela agradeceu a todos os envolvidos e, especialmente, à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), que, por meio do edital Procultura, possibilitou que o projeto se tornasse realidade. Gínia ressaltou ainda que a concepção da exposição foi ideia da servidora técnico-administrativa Aline Duarte Batista, com o intuito de promover uma ação que envolvesse todos os andares do PLI e aqueles que o habitam.
Homenageada durante a inauguração, Aline enfatizou que, “ao circular pelas intervenções, é possível ver a articulação entre ciência e arte, formação de professores e educação básica, mas sobretudo identidades”. Cada painel foi idealizado por estudantes de cada andar. Além de colorir as paredes, até então brancas e vazias, as obras permitem que o público explore diferentes perspectivas científicas enquanto se desloca entre os andares, ampliando sua visão sobre ciência e sociedade.
O reitor Demetrius David da Silva afirmou que, enquanto se discute muito os desafios da formação docente na sociedade brasileira, o PLI se confirma cada vez mais “como um oásis de qualidade na formação de estudantes”. Ele parabenizou toda a equipe da exposição e disse que projetos como esse, que buscam integrar diferentes áreas do conhecimento e toda a comunidade, serão sempre apoiados pela instituição.
Também elogiaram a iniciativa o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, João Marcos de Araújo; a assessora especial da PEC, Fabiana Alves de Melo; e o secretário municipal de Educação de Viçosa, Marcos Nunes.
Participam ainda da abertura o Coral Legato e os professores integrantes do projeto Rafael Otoniel Cunda, Vinícius Catão e Marli Moreira, dos departamentos de Física, Química e Matemática, respectivamente.
Para Todo Mundo Ver
A exposição conta com três intervenções artísticas principais: Réplica reduzida da gameleira (árvore nativa do gênero Ficus); Reprodução do Sistema Solar (com planetas em escalas de tamanho e distância em relação ao sol); e painéis que ilustram as áreas da Física, Química, Matemática e Biologia, nos 1º, 2º, 3º e 4° andares, respectivamente.
As obras são autoguiadas e em todas elas há QR Code com interpretação em Libras e audiodescrição. A exposição poderá ser visitada permanentemente das 8h às 18h, no PLI, que fica localizado ao lado da Capela Universitária, no campus Viçosa.
Professores de escolas de Viçosa e região podem agendar visitas com seus alunos pelo formulário eletrônico já que a exposição proporciona também o acesso a curiosidades e materiais didáticos que podem ser utilizados em sala de aula. Vale lembrar, ainda, que é possível combinar a visita com outras exposições no PLI, como a da tabela periódica da Sala Mendeleev e os projetos do Biolab.
Outras fotos do lançamento da exposição podem ser conferidas no link: photos.app.goo.gl/feSzESaaXumeQ6C9A.