Eventos e Cursos
EVENTOS
.
- Oficina de Escrita Científica – Professora Alice Fassoni-Andrade (UnB)
Descrição: De 17 a 20 de março de 2025, docentes e discentes do programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática discutiram e trabalharam estratégias para escrever artigos de forma concisa, clara e atrativa. Um dos pontos bastante discutido foi que, assim como na gastronomia, o menos pode ser mais. Do título à conclusão, os participantes foram desafiados a ir direto ao ponto. Foram apresentados recursos interessantes como, por exemplo, resumo gráfico; aplicativo para organização da biblioteca e elaboração das referências bibliográficas, além de estratégias para se manter atualizado sobre o seu tema de pesquisa e aumentar a visibilidade do seu trabalho.
.
- Partilha de conhecimentos: resguardando os saberes das raizeiras/os, benzedeiras/ores e povos e comunidade tradicionais – Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Descrição: Registro no RAEX/UFV: EVE 2618/2024.
Evento realizado em 2024 junto às mestras e aos mestres dos saberes populares com foco na construção do Protocolo Comunitário Biocultural (PCB) das Raizeiras/os, Benzedeiras/ores e povos de comunidades tradicionais de Viçosa. Os PCB são instrumentos de salvaguarda dos saberes, de registro das histórias pelos sujeitos e servem como material didático da educação do campo e intercultural. As professoras Fernanda Maria Coutinho de Andrade e Thaís Almeida Cardoso Fernandez coordenaram o evento e as estudantes do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática Alice Cristina de Sampaio e Silva e Mariana Carvalho de Paula fizeram parte da Comissão Coordenadora.
.
- Protocolos Bioculturais: Tecendo diálogos entre e a Rede Pacari e o Grupo Entre Folhas – Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Descrição: Registro no RAEX/UFV: EVE 3957/2024.
Teve como objetivo promover o intercâmbio sobre a construção de protocolos bioculturais entre o Grupo Entre Folhas Plantas Medicinais e a Rede Pacari das Raizeiras do Cerrado. As professoras Fernanda Maria Coutinho de Andrade e Thaís Almeida Cardoso Fernandez coordenaram o evento e as estudantes do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática Alice Cristina de Sampaio e Silva e Mariana Carvalho de Paula fizeram parte da Comissão Coordenadora.
.
- 1º Encontro de benzedeiras/os, rezadeiras/os, raizeiras/os e ialorixás de Viçosa e Região – Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Descrição: Registro no RAEX/UFV: EVE 2599/2024.
O evento teve o objetivo de dialogar, promove formação e articular sobre a construção do Protocolo Comunitário Biocultural das/os benzedeiras/os, rezadeiras/os, raizeiras/os e ialorixás de Viçosa e Região. As professoras Fernanda Maria Coutinho de Andrade e Thaís Almeida Cardoso Fernandez coordenaram o evento e as estudantes do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática Alice Cristina de Sampaio e Silva e Mariana Carvalho de Paula fizeram parte da Comissão Coordenadora.
.
- Roda de Conversa Sobre Educação do Campo – Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Descrição: Registrado no RAEX/UFV: EVE 2600/2024.
Evento teve objetivo de promover o encontro entre estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da UFV e estudantes, docentes e técnicos da Escola Estadual Antônio de Paula Dias, Piranga/MG. O evento foi coordenado pela professora Fernanda Maria Coutinho de Andrade.
.
- Roda de Conversa: Pesquisa em etnociências – Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Descrição: Registro RAEX/UFV: EVE 3009/2024.
Evento teve objetivo de promover o diálogo em pesquisa em etnociências. As professoras Fernanda Maria Coutinho de Andrade e Thaís Almeida Cardoso Fernandez coordenaram o evento e as estudantes do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática Alice Cristina de Sampaio e Silva e Mariana Carvalho de Paula fizeram parte da Comissão Coordenadora.
.
- 3º Seminário de Práticas Educativas em Agroecologia na Educação do Campo – Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Descrição: Evento registrado no RAEX/UFV: 4783/2023.
Teve como objetivos: divulgar a Educação em Agroecologia; promover a aproximação da Universidade com escolas da Educação Básica por meio da Agroecologia; apresentar produtos pedagógicos e ações em educação em agroecologia a partir da experiência dos estudantes e professores da Educação do Campo da UFV. Participaram estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da UFV, estudantes e professores de outras licenciaturas da UFV, professoras/es da Educação Básica do município de Viçosa, gestores da Secretaria de Educação de Viçosa. A professora Fernanda Maria Coutinho de Andrade foi coordenadora e a professora Tatiana Pires Barrella foi da Comissão Coordenadora. As estudantes do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática Alice Cristina de Sampaio e Silva e Mariana Carvalho de Paula foram palestrantes.
.
- Educação do Campo em Diálogo: Por um território livre de mineração – Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Descrição: Evento registrado no RAEX/UFV: EVE2968.
Teve como objetivo promover o diálogo e compreender os conflitos socioambientais em torno da mineração no território, bem como o papel da escola e da universidade frente a esses conflitos. Participaram agricultores/as familiares, estudantes, lideranças de movimentos sociais. A professora Fernanda Maria Coutinho de Andrade foi da comissão coordenadora.
.
- Evento: O plágio na pesquisa acadêmica e suas implicações (2024) – Emerson Nunes da Costa Gonçalves
Descrição: Evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação em Ciências e Matemática (MPECM) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). teve como objetivo conscientizar o público acadêmico sobre a importância da integridade na produção científica, abordando os conceitos de plágio, suas implicações éticas, legais e acadêmicas, e promovendo boas práticas de pesquisa e escrita. A iniciativa também destacou ferramentas e estratégias para prevenir o plágio, reforçando a responsabilidade e o compromisso com uma produção científica ética e de qualidade, essencial para o avanço do conhecimento.: Emerson Nunes da Costa Gonçalves; Ginia Cezar Bomtempo; Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior; Poliana Flavia Maia.
.
- Evento: Curso de Formação Continuada: Ensino de Ciências em espaços de educação não-formais na educação Infantil (2024) – Emerson Nunes da Costa Gonçalves
Descrição: Realizado pelo Programa Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPMECM),O curso surgiu como proposta da pesquisa “Espaços de educação não-formal e os aspectos do ensino em ciências: um estudo a partir das representações sociais de professores da educação infantil”. Foi desenvolvido para professores e bolsistas da Educação Infantil que atuam nos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil (LDI) e Humano (LDH) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A iniciativa teve como objetivo ampliar os conhecimentos sobre o ensino de Ciências na Educação Infantil, explorando práticas pedagógicas inovadoras em espaços de educação não-formais. Por meio de reflexões teóricas e atividades práticas, o curso buscou capacitar os participantes para integrar experiências científicas no cotidiano da Educação Infantil, promovendo um aprendizado mais dinâmico e significativo. Além disso, a formação destacou a importância de conectar as atividades dos laboratórios com as necessidades educativas das crianças, fortalecendo a relação entre ciência, desenvolvimento humano e o ambiente escolar. Integrantes: Emerson Nunes da Costa Gonçalves; Liliane Fernandes Caiafa Damasceno.
.
- Evento: Licena na comunidade: I Roda de Conversa sobre Educação do Campo e Acesso ao Ensino Superior, Perspectivas e Desafios na Educação Básica da EFA Cel. Nicolau Sampaio, Diogo Vasconcelos – MG (2024) – Emerson Nunes da Costa Gonçalves
Descrição: Uma atividade do Acompanhamento do Tempo Comunidade e teve por objetivo promover aproximações entre a UFV e a comunidade docente e estudantil de Acaica-MG, proporcionando divulgação e esclarecimentos sobre o curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFV, desmitificando a Educação do Campo e o acesso da comunidade ao ensino superior, bem como os subsídios proporcionados pela universidade na manutenção dos estudantes ao longo do curso. Integrantes: Emerson Nunes da Costa Gonçalves; Emiliana Maria Diniz Marques ; Tatiana Rocha Vieira.
.
- Evento: I Seminário Municipal da Educação do Campo na Escola Família Agrícola de Camões – Reconstrução da Função Social da EFAC e da Educação do Campo para a comunidade de Sem Peixe – MG (2023) – Emerson Nunes da Costa Gonçalves
Descrição: O evento fez parte das atividades do Acompanhamento do Tempo Comunidade e tem como objetivo promover um diálogo mais próximo entre a Escola Família Agrícola de Camões (EFAC) e a comunidade local, fortalecendo a compreensão sobre a importância da Educação do Campo. A iniciativa visou aproximar a comunidade docente e estudantil de Sem Peixe-MG do universo acadêmico, por meio da divulgação e esclarecimento sobre o curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Além disso, o seminário buscou desmistificar conceitos associados à Educação do Campo e ao acesso ao ensino superior, destacando os subsídios e apoios oferecidos pela UFV para a permanência e sucesso dos estudantes ao longo da sua formação. O evento representou uma oportunidade de diálogo e reconstrução coletiva da função social da EFAC, reafirmando seu papel no desenvolvimento educacional e comunitário da região. Integrantes: Emerson Nunes da Costa Gonçalves (Responsável); Eugênio Alvarenga Ferrari.
.
CURSOS
.
- Formação continuada e sistematização: as experiências pedagógicas dos instrutores dos cursos de Homeopatia e Plantas Medicinais na Agroecologia da UFV – Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Descrição: Curso registrado no RAEX:246/2024. Tem o objetivo de promover um espaço de formação entre os instrutores do curso de Homeopatia e Plantas Medicinais na Agroecologia fortalecendo metodologias participativas através dos princípios da Educação Popular. O curso iniciou em agosto de 2024 e tem término previsto para março de 2025. Coordenado e ministrado pela Professora Fernanda Maria Coutinho de Andrade.
.
2. Educação do Campo e Agroecologia – Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Descrição: Curso registrado no RAEX/UFV: Cur 001/2022. Teve como objetivo divulgar sobre a agroecologia em escolas do campo; capacitar professores da educação básica de 5 escolas do campo; discutir a agroecologia como matriz pedagógica da educação do campo. O curso foi oferecido aos professores (as) e gestores (as) de 5 escolas do campo de Minas Gerais: Escola Estadual Padre José Epifânio, de Barra Longa; Escola Estadual Cel. Nicolau Sampaio, de Diogo de Vasconcelos; Escola Estadual José Leandro, em Ouro Preto; Escola Estadual Monsenhor Morais e Escola Estadual Cônego Braga em Mariana. A professora Fernanda Maria Coutinho de Andrade foi coordenadora deste curso.
.
3. Homeopatia e Plantas Medicinais na Agroecologia – Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Ensinar e partilhar o conhecimento sobre homeopatia, plantas medicinais e agroecologia são os objetivos das atividades que vêm sendo desenvolvidas pela UFV, desde 1992, por meio do programa de extensão Divulgação das plantas medicinais, da homeopatia e da produção de alimentos saudáveis. Originalmente criado no antigo Departamento de Fitotecnia, o programa, desde 2021, passou a ter a sua coordenação no Departamento de Educação (DPE), onde, dentre outras ações, deu origem ao curso Homeopatia e Plantas Medicinais na Agroecologia. Somente entre agosto de 2024 e janeiro de 2025, o curso atendeu diretamente 17 municípios de Minas Gerais – quase 100 indiretamente – e cerca de 600 pessoas, graças a uma cooperação técnica com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do apoio de emenda parlamentar do deputado federal Padre João e deputado estadual Leleco. O público prioritário são agricultores familiares, membros de organizações populares, movimentos sociais, comunitários e extensionistas.
Em uma carga horária de 120 horas, eles aprendem os benefícios das plantas medicinais e da homeopatia no cuidado de organismos vivos, de ambientes e também quando aplicadas ao manejo agroecológico. A proposta é capacitar os participantes com tecnologias sociais da homeopatia para tratamento de plantas, animais, solos e águas. Na prática, a realização do curso se dá por meio de instrutores/pesquisadores do projeto de pesquisa Homeopatia tecnologia social das famílias agrícolas e ambientes: formação de agricultores (as), transição agroecológica e saúde, que integra o programa do DPE coordenado pela professora Fernanda Maria Coutinho de Andrade, da Licenciatura em Educação do Campo (Licena).
Segundo Fernanda, além do aspecto formativo, o programa de extensão tem proporcionado a conscientização, bem como mudança de atitude e mais qualidade de vida para as famílias agrícolas. “As preparações homeopáticas substituem agrotóxicos e favorecem a transição agroecológica. Por isso, a homeopatia foi certificada como tecnologia social, em 2003, pela Fundação Banco do Brasil”, explica.
A funcionária pública Maria Eliane Gomes, da Secretaria de Educação de Montes Claros (MG), participou do curso oferecido naquela cidade e observou mudanças no limoeiro e na romãzeira de seu quintal, que estavam com as folhas ressecando e começando a enrolar devido à infestação de cochonilhas. “Comecei a aplicar a homeopatia aprendida no curso e os resultados já apareceram na primeira semana. As folhas onde estavam os parasitas não voltaram a ser vigorosas, mas apareceram novos brotos que não foram atacados. Apliquei durante 30 dias e os resultados foram surpreendentes, as plantas se transformaram. Vejo que a homeopatia é eficaz no tratamento e, o mais importante, não intoxica e não prejudica a saúde dos humanos ao consumir os frutos”.